10/05/2018

15 mandamentos de um armário organizado

Bom dia! Como vocês estão? Sabe aquela hora, quando você já está super atrasada para um compromisso, mas não consegue achar aquela peça de roupa que ficaria perfeita para a ocasião? Ou quando finalmente a encontra, descobre que está manchada de maquiagem, e você não faz a mínima ideia como tirar a mancha de base da roupa?! É realmente frustrante.
Estima-se que usamos apenas 20% das roupas que temos durante 80% do tempo. Ou seja, damos preferência as nossas peças favoritas, e as demais acabam ficando esquecidas no armário, até que um evento diferente surja, para então lembrarmos delas. Mas, nada como uma boa organização para resolver esse problema. Preparamos aqui para você algumas dicas que vão ajudá-la a organizar melhor seu guarda-roupa e tornar o seu dia a dia muito mais prático.
Seguem aqui os 15 mandamentos:

1. Faça um planejamento, pelo menos mental. Invista tempo para a limpeza e organização do seu guarda-roupa. Programe-se por etapas, separe por itens: roupas, sapatos, bolsas, cintos etc. Não queira fazer tudo de uma vez, dependendo da “gravidade da bagunça”, será necessário mais de um dia de organização.

2. Comece pelas roupas. Esvazie seu armário, organize as roupas em cima da cama, mas nunca no chão.

3. Pratique o desapego, sem medo. Essa é uma das etapas mais difíceis, pois muitas vezes nos apegamos a determinadas peças de roupa, como se fossem fotografias. Elas nos remetem a situações e eventos especiais do passado, o que torna difícil o desapego. Mas, tente focar em quem você é hoje. Quais os tipos de roupas que mais gosta de usar atualmente? Analise se realmente vale a pena manter peças de roupas, ocupando espaço, que talvez nem sirvam mais.

4. Sugerimos as seguintes separações para as roupas: uso frequente, uso não tão frequente, reparos, doação/venda (roupas boas, mas por alguma razão você não as usa mais), lixo (roupas velhas e furadas).

5. Ao organizar as peças de roupas, é importante notar se elas foram guardadas limpas, se não há vestígios de maquiagem nas golas das blusas e camisas. E se algumas roupas já estiverem um bom tempo no armário podem apresentar algumas manchas de mofo. Para isso, é preciso deixar de molho com produtos anti-manchas e anti-mofo. E seguir as instruções de uso do fabricante de cada produto.

6.Roupas separadas, é hora de começar a se preparar para colocá-las de volta ao armário. Mas, antes de tudo, faça uma boa limpeza em todas as seções do guarda-roupa com pano úmido, utilizando produto anti-mofo e anti-bactericida. É recomendável o uso de luvas, e caso localize algum ponto de mofo, o ideal é chamar um especialista para analisar se não há vazamento na parede junto ao armário. E realizar a remoção dos esporos com cuidado para não contaminar o restante do armário.


7. Organize as roupas nos armários por categorias. As que usa constantemente devem estar em um local de fácil acesso. As de uso eventual, em um lugar não tão acessível, e as de uso raro nas prateleiras de cima.

8. Divida as roupas por tipos e cores, tanto as que estão nas gavetas quanto as dos cabides, como blusa com blusa, saia com saia, vestido com vestido e assim vai. Pense em setores. Organize visualmente, assim fica bem mais fácil de localizar suas roupas favoritas.

9. Pendure os cintos nos cabides para não se estragarem.

10. Guarde as peças mais delicadas em uma caixa, ou coloque uma capa especial.

11. Limpe os sapatos antes de guardá-los. Prefira embalagens de plástico às de papel devido a maior propensão para absorver a umidade.

12. Guarde os chapéus, bolsas, cachecóis separadamente. Analise se realmente precisa de todos eles.

13.Depois de tudo organizado, limpo, e dobrado, chegou a hora de desfrutar da sua grande realização. Reserve alguns momentos para admirar sua organização.

14. Manutenção. Essa certamente é a etapa mais difícil. Pratique a visualização do seu armário arrumado, e procure mantê-lo dessa forma.

15. Para ajudar a manter o seu armário livre de umidade e perfumado, pendure sachets caseiros anti-mofo: o giz branco é bom para ajudar a absorver a umidade do ar. Para perfumar, coloque sachets caseiros com alfazema nas gavetas para dar aquele cheirinho de roupa limpa, e agora super organizada.

E aí vocês têm mais dicas para organizar o closet?

20 comentários:

  1. Pam, que dicas ótimas! Eu arrumo meu armário assim e é muito mais prático!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Muito mais prático né?
      Beijos!

      Excluir
  2. Amei suas dicas, sou a doida da organização e não gosto de acumular nada. Isso facilita a vida!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom obrigada!
      Também sou a doida rs.
      Também não parece que me dá nervoso ver coisas fora do lugar ainda mais no closet. rs
      Facilita mesmo!
      Beijos!

      Excluir
  3. Eu adorei as dicas Pam, eu sempre faço desapego de coisas que não uso.
    E também sou bem objetiva na hora de arrumar meu guarda roupa, só deixo aquilo que realmente uso, o resto, desapego tudo! hehe
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das dicas, eu sempre divido por categorias, só as blusas que eu divido por cores. Estou sempre doando o que não uso mais.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  5. MDS que post maravilhoso!! Tenho certeza que vai ajudar muita gente. Eu faço isso mais ou menos a cada 3 meses e é realmente isso, a maioria das roupas usamos muito pouco ou nem usamos e algumas coisas usamos demaiiiis.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas. Preciso mais praticar o desapego, hehe.
    Beijos

    https://glamour-02.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das suas dicas. Estou aprendendo a me desapegar do que não uso e que só ocupa espaço, além de comprar o que realmente irei usar. Estou deixando tudo organizado por cores e está me ajudando muito.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  8. Estou tentando manter, não só meu armário, mas a cômoda também e por enquanto está dando certo e espero que continue. Xeruuh

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir
  9. Pam suas dicas estão incríveis, eu arrumo aqui numa semana na outra está bagunçado de novo kkk!
    Mas estou sempre praticando o desapego é essencial!
    beijos amiga!
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  10. amei esse post, to precisando DEMAIS organizar meu armário e já vou seguir esses passos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Vou arrumar meu armário e com certeza seguirei esses mandamentos rsrs Amei :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. adorei a ideia dos saches anti-mofo e a ordem pra arrumar. O desapego eu já pratico, mas não sou muito organizada kkkk
    Adorei suas dicas.
    www.verdeveggie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gente preciso aprender esses mandamentos.
    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderExcluir
  14. Sou bem chata com organização. Gosto de manter meu guarda roupa bem arrumado e tudo dobradinho. Sempre separo as roupas por categoria, tipo: blusas de sair, calças jeans, roupas de dormir e roupas para ficar em casa. Coloco cada ''categoria'' em uma gaveta. Para mim essa é a melhor maneira de organizar.
    Ótimas dicas!!

    Beijos

    Boas de Papo

    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou assim, cada coisa no seu lugar.
      Tenho separação pra tudo e quando alguém mexe fico desconcertada.
      Minha arara do closet é organizada por cor.
      Beijos!

      Excluir
  15. Sempre quis encontrar uma ajuda para organizar o meu guarda-roupa, este teu post me ajudou muito e vou trabalhar nessas dicas.
    Obrigada beijo

    https://oreflexodavida.wordpress.com

    ResponderExcluir

PAM LEPLETIER
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL